Para quem vai comprar ou vender a sua motocicleta pela primeira vez é normal surgir um pouco de insegurança com medo de realizar um mau negócio.

Mas, para você que não tem prática neste ramo e não deseja ser passado para trás, uma boa opção antes de comprar ou vender uma motocicleta, é consultar a tabela Fipe motos.

Esta tabela, serve como parâmetro para as negociações de veículos dentro do território brasileiro, onde nela é possível encontrar o preço médio de compra e venda de uma moto, dependendo da sua marca, modelo e ano.

Você não precisa seguir os valores dados pela tabela Fipe motos à risca, apenas nos casos em que não se sabe quanto cobrar pelo veículo.

Tabela Fipe Motos Como consultar a tabela fipe motos

O que é a tabela Fipe motos?

Antes de aprender como consultar a tabela Fipe motos, você precisa entender o que ela é, e a sua real função no mercado.

Criada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, ela se baseia como uma referência de valores para a negociação de veículos usados e seminovos, bem como para a determinar os valores de seguro.

Assim, de forma resumida, a tabela fipe contém todos os valores médios de automotores terrestres.

Para ser estabelecido os valores que constarão na tabela, são descartados os valores baixos demais ou muito altos. Essa eliminação é feita para não há grandes divergências nos valores da tabela, levando em consideração o preço médio.

Como consultar a tabela Fipe motos

Para consultar a tabela Fipe motos e ter acesso aos valores médios dos veículos é bem simples, onde você precisa acessar apenas o site oficial da tabela Fipe, e ter em mãos algumas informações.

Para consultar a tabela fipe motos basta:

  • Ir na opção consulta de motos.
  • Selecionar a pesquisa comum.
  • Selecionar o mês de referência da sua pesquisa.
  • Informar a marca da moto.
  • Informar o modelo da moto.
  • Informar o ano do modelo da moto.

Pronto, com essas informações basta clicar em “pesquisar” que você terá acesso ao preço médio da moto, assim como o código Fipe e a autenticação da pesquisa.

Fique atento as mudanças na tabela

Você deve ter em mente que a tabela Fipe motos sofre atualizações mensalmente, então se você fez a pesquisa hoje, mas ainda não comprou ou vendeu a sua moto, você deve repetir a busca no próximo mês.

Antes de comprar ou vender um veículo, é sempre recomendado consultar a tabela, apenas para se ter um parâmetro e não ser passado para trás nas negociações.

Porém, é possível encontrar motos com valores abaixo ou superiores do informado na tabela, uma vez que ela é apenas uma referência e fatores como o estado do veículo, podem influenciar no preço.

Também, outro fator influencia no valor de venda de uma moto, é se essa ainda possui os componentes originais de fábrica, já que a tabela Fipe motos, só leva em consideração veículos neste estado.

O dono da moto ainda pode cobrar o valor que considerar justo para o seu veículo, uma vez que este pode ser maior ou menor do que o preço que está na tabela.

E como é calculado o valor da tabela?

O preço que consta na tabela Fipe motos, é estabelecido depois de várias pesquisas que são realizadas em lojas, revendedoras e classificados.

Inicialmente, é feito um levantamento de informações na qual a instituição responsável pela tabela consulte os valores de venda e compra dos veículos.

Com esses dados, é realizado um cálculo médio dos valores de acordo com o ano, marca, modelo e outras características do veículo.

Assim, com o valor da tabela definido, este será utilizado como referência em todo o mercado nacional.

A tabela Fipe e o seguro automotivo

Além de ter o seu valor utilizado como parâmetros para as negociações, a tabela Fipe motos também é utilizada para apurar o valor da indenização dos seguros automotivos.

Você deve ter em mente, que o valor da indenização que você receberá em caso de roubo ou furto de um veículo, costuma utilizar o valor da tabela FIPE referente ao mês vigente.

Por este motivo que você que possui uma moto, ou qualquer outro veículo deve conhecer a tabela Fipe motos, ela é fundamental para negociações, mas também para o recebimento do seu seguro automotivo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *