Criada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, a tabela FIPE é a principal referência no mercado de veículos pequenos, médios e grandes. A tabela FIPE divulga os preços médios do veículo dentro do mercado nacional automobilístico.  Ela serve como uma medida de critério para avaliações ou possíveis negociações.

Tabela FIPE Qual a importância de consultar a tabela FIPE antes de vender ou comprar um carro

Os preços da tabela FIPE variam bastante de região para região. No entanto, para negociar um veículo é preciso levar em consideração outros fatores como, por exemplo, a conservação, cor, acessórios e outros fatores que possam influenciar as condições de oferta e procura.

Mas, você sabe como consultar a tabela FIPE? Vamos te mostrar para você a importância de consultar essa tabela na hora de negociar o seu veículo.

Razões para consultar a tabela FIPE antes de vender ou comprar um carro

Como já dito, a tabela FIPE é uma referência na hora de saber o preço médio de algum veículo. Veja algumas razões para você consultar a tabela FIPE antes de vender ou comprar um carro.

1 – A tabela FIPE tem os preços de cada carro, de todos os modelos que existem no Brasil,  observando a marca e a série dos veículos que são anunciados;

2 – Caso tenha trezentos automóveis anunciados para venda, por exemplo, no modelo Palio 1.0, a tabela FIPE considera todo o montante em reais desse número de carros. A seguir, o valor é dividido pelos trezentos carros levantados, sugerindo o preço médio para esse modelo de carro no Brasil. Dessa forma é feita a média nacional de valor de um carro pela tabela FIPE;

3 – É importante considerar que nesta conta, em especial, não é levado em consideração o estado de conservação do veículo e nem as qualidades dele como cor, tipo de pintura, acessórios ou opcionais. Em muitos casos, um Pálio completo, em excelente estado de conservação, com pouca quilometragem, é classificado, de maneira igual, a outro Pálio mau cuidado, com quilometragem alta e modelagem básica;

4 – Sendo assim, a tabela FIPE serve apenas para dar uma linha de orientação, mas o preço final de cada carro é dado pelo proprietário ou concessionária. Vários itens de consideração são avaliados como, por exemplo, a região, conservação, cor, aparência, funcionamento mecânico, acessórios e qualquer outro fator que influencie no valor de venda de cada veículo.

Vale lembrar que as informações da tabela FIPE são atualizadas mensalmente para que os dados estejam em dia com as ofertas do mercado automobilístico.

Como consultar a tabela FIPE?

A consulta da tabela FIPE é muito simples. Para fazer a busca das informações você deve:

1 – Acessar o site da tabela FIPE;

2 – Clicar na opção de índices e indicadores:

3 – Ir até o final da página e encontrar o botão preço médio de veículos;

4 – A próxima opção é consultar o preço do carro, mas para isso, é necessário que você clique do botão de “consulta de veículo”;

5 – Após clicar no botão, você terá acesso a uma página onde precisará preencher alguns dados como: período de referência, marca do veículo, modelo e o ano dele.

6 – Depois de preencher os campos, clique em pesquisar e aguarde

Se você está pensando em vender ou comprar um veículo, é muito importante compreender como funciona o mecanismo da tabela FIPE, pois ele dá apenas uma média de preços dos veículos que são comercializados no mercado. Ela é apenas um parâmetro que você se oriente na hora de realizar uma negociação.

Afinal de contas, pela tabela FIPE você irá ver se o seu carro vale realmente o valor que está pedindo para venda ou se irá comprar um veículo por um preço justo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *