“Eles roubaram meu cartão de crédito.” É a frase que nenhum de nós jamais gostaria de dizer, mas pode ser mais comum do que você pensa. Portanto, informamos o que fazer se seu cartão de crédito for roubado e como você pode agir rapidamente para evitar consequências prejudiciais.

1. Bloqueie o cartão
O primeiro passo depois de ter notado o roubo ou a perda do cartão de crédito é bloqueá-lo. Atualmente, todos os bancos têm essa opção em seu aplicativo oficial e em seu site, como é o caso do BBVA, onde o cartão BBVA pode ser cancelado rapidamente em sua aplicação.

Se, nesse momento, não houver conexão com a Internet disponível, você deverá entrar em contato com o banco por telefone com seus números de emergência.

Tenha em mente que, de acordo com a lei, o banco pode negar o retorno do uso fraudulento do seu cartão por um valor máximo de 150 euros. Mesmo se você não notificar a tempo ou mostra que houve alguma negligência de sua parte, você pode recusar o reembolso total. É por isso que é essencial agir o mais rápido possível e não parar de pensar sobre o que fazer se seu cartão de crédito for roubado.

2. Faça um relatório
O segundo passo é ir até a delegacia mais próxima para apresentar um relatório, pois será obrigatório apresentá-lo para reclamar o dinheiro em caso de uso fraudulento do cartão. Na reclamação deve aparecer a data e hora em que ocorreu o roubo ou perda e as circunstâncias que cercaram. Se o roubo ocorrer no exterior, o mesmo processo deve ser executado.

3. Verifique seus extratos bancários
Depois de bloquear o cartão e relatar seu roubo ou perda, você deve verificar se alguém o usou para fazer compras ou outras transações bancárias de forma fraudulenta na fatura do seu cartão de crédito.

O tipo de reivindicação dependerá do uso que foi feito do cartão. Se ele foi usado em um estabelecimento, é fácil mostrar que o usuário não assinou recibos de compras. Se, por outro lado, eles pegaram dinheiro de um caixa eletrônico com o seu número PIN, isso pode ser considerado uma negligência e, portanto, o banco pode colocar problemas quando se trata de devolver o valor roubado.

Se a compra foi feita online, o processo é mais complexo, pois os estabelecimentos podem estar em qualquer parte do mundo.

4. Pedir um novo cartão
Depois de ter bloqueado o cartão de crédito e informado a entidade do seu roubo ou perda, você deve solicitar um novo que você receberá na sua filial dentro de alguns dias. É um procedimento simples com o qual você pode ter o mesmo equilíbrio que o cartão anterior.

Dicas para evitar que seu cartão de crédito seja roubado

– Não guarde todos os cartões no mesmo portfolio: se eles roubarem um, eles vão roubar todos eles. O que fazer se você também sofreu a perda do DNI.

– Ter os telefones de emergência do seu banco à mão, para bloquear o cartão o mais rápido possível.

– Não escreva o número PIN do seu cartão em qualquer lugar. Tente memorizar isso.

– Durante o processo de bloqueio de cartão, pode ser solicitado que você indique os 20 dígitos dele, portanto é conveniente que eles sejam apontados para outro local, caso você não tenha uma conexão com a Internet naquele momento.

– Se um cartão de débito foi roubado, você pode transferir todo o dinheiro da sua conta para outra conta confiável para evitar que seu saldo seja esgotado. Isso pode ser feito com facilidade e rapidez no aplicativo do seu banco.

– Contratar cartões que possuem um seguro contra roubo: Embora a maioria dos cartões atuais inclua um seguro que cubra o roubo do cartão, é essencial garantir que esse seja o caso e que saibamos suas condições e limites para poder reivindicar.

Com todos esses passos e dicas, você sabe o que fazer se o seu cartão de crédito for roubado. O mais importante é ser claro sobre como agir e fazê-lo o mais rápido possível.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *