Se você acha que a única coisa que diferencia um cartão de crédito de outro é o nome do metal precioso que o acompanha, você está errado. Existem vários tipos de cartões além de que é um ouro, prata, platina, diamante … Entre os mais comercializados e perigosos são os cartões rotativos.

riachuelo fatura
Obter riachuelo fatura

Você não ouve o nome girando? Deveria, porque é fácil para você ter um cartão no modo rotativo sem saber e que você está pagando muito mais juros do que com um cartão de crédito para usar.

O que são cartões rotativos?

Como o resto dos tipos de cartões de crédito , os cartões rotativos permitem adiar o pagamento da fatura riachuelo das coisas que compramos . Ou seja, com eles você compra agora e paga mais tarde a crédito. O que os diferencia dos cartões convencionais é a maneira pela qual eles permitem que o dinheiro seja devolvido. Vamos ver especificamente qual é a diferença entre um cartão de crédito e revolvendo.

A operação de um cartão de crédito é basicamente a seguinte. Durante o mês você está fazendo as compras que deseja e pagando com o cartão, sempre dentro do limite de crédito do plástico. Quando o primeiro dia do mês seguinte chegar (ou o dia que você definiu no seu contrato), você terá que pagar o valor total das compras. Ou seja, você terá que devolver o dinheiro que o cartão lhe emprestou a crédito. Se você tiver o dinheiro na conta, simplesmente o subtrairá e não terá pago juros. O problema é que, se você não tiver, será cobrado juros que podem se aproximar de 25%.

A operação de cartões rotativos é algo diferente. A primeira diferença é que eles permitem dividir o pagamento da fatura do crédito riachuelo. Em outras palavras, em vez de pagar tudo que você gastou de uma só vez, você pode definir as taxas que considera adequadas para devolver o dinheiro.

Na verdade, um cartão rotativo é um crédito pré-acordado no qual o poupador escolhe quanto deve pagar a cada mês, seja com uma prestação fixa ou com uma porcentagem da dívida. Além disso, como é devolvido em créditoque dinheiro está novamente disponível para gastar. É como uma roda sem fim que nunca pára , pois cada vez que você devolve uma peça, o crédito que você pode usar aumenta na mesma medida.

Como funcionam os cartões rotativos

Quando você receber seu cartão no modo rotativo, o banco solicitará que você ligue para um número de telefone para ativá-lo e escolha as opções de pagamento. Ao chamar a coisa normal, eles pedem apenas alguns dados e, em menos de dois minutos, informam que seu cartão está pronto para ser usado.

Na melhor das hipóteses, você será informado sobre o funcionamento do cartão e as opções para devolver o cartão de crédito rotativo. Neste ponto, você deve saber que existem três opções, mas que provavelmente só será informado de duas. Suas alternativas são as seguintes:

  • Pague uma porcentagem da dívida que você gera . Você pode definir uma porcentagem fixa para retornar a cada mês do crédito. Cada cartão rotativo tem seus máximos e mínimos. Isto é o que será perfeito para a maioria dos cartões com taxas entre 5% e 25% como regra geral.
  • Pague uma taxa fixa todos os meses . Esta é outra alternativa em que também existem máximos e mínimos. Neste momento, a quantidade de crédito que você acessou será a mesma. Você retornará uma quantia fixa a cada mês. A ‘armadilha’ é que o dinheiro que você paga de volta terá imediatamente disponível para gastá-lo novamente.
  • Pague o total do crédito devido mês . É assim que funcionam os cartões de crédito tradicionais. Os cartões rotativos também permitem esta opção, só que eles não tendem a oferecer ou anunciá-lo. A razão é que é a maneira em que menos dinheiro eles ganham com os juros, porque eles só vão cobrar se você não pagar a tempo. Com as outras duas opções, eles sempre cobram juros.

Como você acabou de ver, os cartões rotativos também permitem que você defina o pagamento total no final do mês , mas a maioria entrará em default com a opção de pagamento diferido. O resultado é que se, quando ativado, você não disser que muda o modo de pagamento, você terá uma surpresa com o primeiro extrato. A razão é que você vai ver como você pagou uma pequena parte das compras feitas e um enorme interesse.

É o que acontece, por exemplo, quando você financia 1.800 reais com um cartão rotativo.

No extrato da segunda parcela, você já pode ver claramente qual é o problema. Dos 42,39 reais pagos, 25,76 reais foram diretamente para pagar juros, o que faz com que o principal, o dinheiro que você deve, caia muito pouco a pouco.

No total, se optarmos pelo pagamento mínimo de 38,88 reais, levará cinco anos para devorar o dinheiro. Além disso, teremos pago 1017,04 reais em juros. E isso sem usar o cartão novamente.

Vantagens de cartões rotativos

Um cartão no modo rotativo tem alguma vantagem? Para o banco, é evidente que muitos, mas não tantos para o poupador.

O principal ativo do revolvimento é sua flexibilidade e disponibilidade. Como usuário, você tem acesso imediato a um crédito que também é automaticamente reabastecido a cada novo pagamento efetuado.

Para isso, devemos adicionar a flexibilidade para estabelecer a quantia que você retornará . Afinal, você é quem decide a porcentagem ou valor a ser pago da dívida que você gera. Essa conveniência vale ouro para muitas pessoas e, na verdade, é assim que o banco cobra na forma de juros.

Desvantagens de cartões em revolvendo

As poucas vantagens das cartas no modo rotativo enfrentam suas desvantagens. O principal deles é o que acabamos de ver: o montante dos juros a pagar é totalmente desproporcional. Na verdade, eles podem chegar a 25% sem piscar.

Mas este é apenas um dos perigos da dívida . As cartas giratórias têm outro efeito maligno em nossa mente: elas nos fazem gastar mais. Como o dinheiro está disponível, é muito fácil para nós fazer uso do crédito sem pensar. Afinal, podemos devolvê-lo em termos convenientes.

Estes prazos escondem uma armadilha adicional , o mesmo que as prestações de uma conta. Em vez de ver o global, pagamos pelo crédito, só veremos os 50 reais que pagamos por mês , um valor mais que razoável. Assim, no final, acabaremos pagando muito dinheiro por esse crédito.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *