Muitas pessoas encontram no empréstimo pessoal uma forma de realizar diversos objetivos financeiros, seja a aquisição de um bem, um automóvel, imóvel, realização de uma viagem, pagamento de um curso, ou mesmo utilizam o empréstimo pessoal por conta de algum imprevisto financeiro, emergências, ou mesmo um desencaixe financeiro temporário.

O empréstimo Pessoal é uma linha de crédito muito utilizada no Brasil, principalmente por sua facilidade na contratação, flexibilidade em parcelas, valores e taxas de juros.  Existem várias instituições financeiras que disponibilizam linhas de empréstimo pessoal, em diversas linhas diferentes.

A grande vantagem é que existem linhas de empréstimo pessoal para diferentes perfis, desde o investidor, que utiliza um crédito pessoal com garantia de aplicações financeiras para não se descapitalizar, como a pessoa que esta com dificuldades financeiras e precisa de um empréstimo para quitar dividas e reorganizar seu planejamento financeiro.

Linha de empréstimo Pessoal

O que é necessário para conseguir um empréstimo pessoal?

Conseguir um empréstimo pessoal não é algo muito difícil, principalmente se você possuir uma renda estável, estiver com sua documentação pessoal regular e residir em endereço fixo. A contratação nesta situação é uma tarefa um relativamente simples e existem diversas instituições no mercado oferecendo linhas de crédito para empréstimo pessoal, desde grandes bancos até instituições financeiras vinculadas a grandes lojas e magazines.

A grande questão que deve ser sempre avaliada é o quanto você esta disposto a pagar por este empréstimo, existe uma diferença muito grande entre as linhas de crédito pessoal, essa diferença se dá basicamente pelo tipo de garantia que será fornecido a instituição financeira, quanto melhor a garantia, menor a taxa de juros cobrada e mais facilmente será aprovado o seu crédito.

A garantia a ser fornecida no empréstimo, além de direcionar o valor da taxa de juros, será fundamental para o direcionamento de prazo do empréstimo e valor limite do empréstimo. Para exemplificar, um empréstimo com garantia de imóvel pode ter um valor de empréstimo maior, com parcelas que podem ser diluídas por anos, enquanto um empréstimo com garantia de avalista, tende a ter seu prazo reduzido, com limites de crédito muito menores também.

Outro ponto que facilita muito a aprovação e negociação de taxas é manter sempre bom relacionamento com pelo menos uma instituição financeira e evitar sempre que dívidas sejam negativas ou seu nome seja listado em órgãos como o SPC ou Serasa.

Empréstimo Pessoal para Negativados

Muitas pessoas não sabem, mas existem muitas instituições financeiras que fazem a concessão de crédito pessoal para pessoas negativadas ou que não realizam avaliação de crédito para a concessão do empréstimo.

A linha de crédito mais utilizada por estas instituições para esta situação é o empréstimo pessoal consignado, onde as parcelas do empréstimo são descontadas diretamente da folha de pagamento da pessoa, ou seja, as parcelas já são descontadas do salário antes mesmo de cair em sua conta corrente.

Essa linha de crédito é muito utilizada pelas instituições financeiras nesta situação, pois a parcela será paga diretamente pela fonte pagadora do salário, sem risco do tomador do crédito esquecer ou por algum motivo deixar de pagar a parcela.

Claro que em situações de análise de crédito desfavorável como de uma pessoa negativada as instituições financeiras acabam cobrando uma taxa de juros maior que uma pessoa que esteja com bom relacionamento no mercado.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *