O Passaporte é um documento que o governo de cada país emite (no brasil é a Polícia Federal) para que o brasileiro ganhe o direito de transitar por outros países e até continentes. Acontece que só o passaporte não garante esse direito, já que diversos países exigem o visto. Ou seja, a necessidade do visto depende da legislação de cada país. Sendo assim, quando for planejar uma viagem é sempre imprescindível pesquisar sobre a necessidade do visto ou não antes de tudo.

Aqui vamos te explicar direitinho como tirar o passaporte e o visto americano, já que este é um dos vistos mais solicitados por brasileiros atualmente.

Documentação necessária para o passaporte

Todo brasileiro tem o direito a requerer o passaporte, para isto é necessário apresentar alguns documentos, estar em dia com a justiça eleitoral e seguir alguns passos.

O primeiro passo é reunir os documentos para a solicitação do passaporte que são: Documento de identidade (obrigatório para maiores de 12 anos), certidão de casamento ou divórcio, titulo de eleitor ou comprovante de quitação eleitoral, carteira de alistamento militar (no caso dos homens), passaporte anterior (se houver) e CPF (obrigatório para maiores de 18 anos). O valor para emissão do passaporte é de R$257,25.

Com os documentos devidamente regularizados, é preciso preencher o requerimento no site da Polícia Federal em: http://www.pf.gov.br/servicos-pf/passaporte e ao final do preenchimento será gerado um boleto que é a Guia de Recolhimento da União – GRU. Após o pagamento do boleto, será liberado o acesso para agendamento no posto de atendimento da Polícia federal mais próximo ou da sua escolha para entrega dos documentos necessários já citados acima.

Dica: Separe os documentos com antecedência e muita atenção e não esqueça do comprovante de pagamento da GRU (é indispensável). No posto de atendimento você também vai tirar foto para o passaporte, vá preparado.

O Passaporte fica pronto geralmente em 6 dias úteis (esse prazo pode variar de acordo com cada posto de atendimento), a retirada do seu passaporte será presencial no mesmo posto de atendimento e com o documento de identidade original em mãos.

Visto americano

 

Se você planeja viajar para os Estados Unidos é fundamental que você saiba como tirar o visto americano antes de começar a planejar sua viagem. Então vamos lá!

O primeiro a se fazer é preencher o formulário DS-160 disponível no site: https://ceac.state.gov/genniv/. O formulário precisa ser preenchido em inglês e com informações atualizadas, pois qualquer divergência de informação pode prejudicar a aprovação do seu visto.

A taxa para solicitar o visto é de 160 dólares, o equivalente a R$600,00 aproximadamente, o pagamento pode ser feito em dinheiro ou cartão de crédito. Após a confirmação do pagamento chega a fase de agendar a entrevista e comparecer a um dos Centros de atendimento ao Solicitante de Visto (CASV) no dia e horário marcado. O solicitante deve apresentar o passaporte válido e a página de confirmação com o código de barras do formulário preenchido DS-160.

A entrevista é a parte mais temida entre os solicitantes de visto americano. O melhor é manter a calma e ser verdadeiro, confirmando tudo que foi preenchido no formulário. Fique tranquilo, as chances de negarem seu visto se tudo estiver correto é mínima.

Gostou das dicas? Aqui falamos um pouco sobre a emissão de passaporte brasileiro e visto americano para te ajudar a planejar melhor a sua viagem. O importante é sempre lembrar que cada país tem uma legislação diferente, então é sempre bom pesquisar sobre a necessidade do visto para o país que você deseja visitar!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *